martes, 2 de junio de 2009

FRONTEIRAS- em Brasilia e em festivais internacionais


De 14 a 24 de maio, o Espaço Cena será palco não só de uma peça de teatro, mas também de uma reflexão profunda e bem humorada sobre o contato entre as pessoas. É o espetáculo Fronteiras, de autoria de Santiago Serrano e dirigido por Guilherme Reis. Quem for ao Espaço às 19h30 poderá conferir a atuação de Chico Sant’anna e Sérgio Fidalgo. Eles interpretam os personagens Tonito e Pascual, respectivamente, dois desconhecidos que se encontram em um espaço indefinido onde aguardam a vez de passar para o outro lado de uma fronteira invisível.

O ator Sérgio Fidalgo explica que para o seu personagem, Pascual, a situação é nova. Ele aguarda impaciente a chegada de funcionários que o ajudem a atravessar a fronteira. Já o personagem Tonito já vivenciou experiências semelhantes, compreende melhor como tudo funciona. Durante a longa espera, os personagens começam a interagir de tal forma que um se apossa da personalidade do outro.
“No começo ele (Pascual) é ansioso, inseguro, se vê em uma situação onde fica completamente na mão do outro. No final, ele adquire a tranquilidade e segurança de Tonito”, conta Sérgio. O ator ressalta, ainda, que os dois passam a ocupar até mesmo fisicamente o espaço um do outro.

Ideia concebida

“Você teria um texto para nós?”. Sérgio Fidalgo recorda que foi assim, em tom de brincadeira, que ele e seu companheiro de palco Chico Sant’anna perguntaram se o autor argentino Santiago Serrano tinha algum texto para eles. A resposta foi positiva e três anos depois a peça Fronteiras já estava montada e estreava no 15º Janeiro dos Grandes Espetáculos, em Recife.

Segundo Sérgio, já está sendo preparada uma turnê da peça pelo país em 2010. Mas antes, Fronteiras será apresentada no Festival Internacional de Londrina (Filo), em junho, e no Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto, em julho. Também em julho o espetáculo volta a Brasília, como parte do projeto Palco Giratório do Sesc, quando será apresentado em Ceilândia e Taguatinga.

ServiçoLocal: Espaço Cena, 205 Norte, Bloco C
Data: 14 a 24 de maio, de quinta a domingo
Horário: 19h30
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia
Classificação Indicativa: 12 anos
Escrito por Mariana Niederauer

No hay comentarios:

Publicar un comentario