miércoles, 8 de julio de 2009

CADERNOS DE KAUS - PROJETO FRONTEIRAS

O TEATRO NA AMÉRICA LATINA

RESUMO DAS REALIZAÇÕES DO PROJETO FRONTEIRAS " O TEATRO NA AMÉRICA LATINA", CONTEMPLADO PELA 9ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃOPAULO.
O Projeto Fronteiras o Teatro na América Latina foi realizado de 1o de Setembro de 2006 até 31 de Dezembro de 2007.

RESUMO DAS ATIVIDADES
O projeto Fronteiras realizou o Ciclo de Debates o Teatro na América Latina, no Instituto Cervantes, em janeiro de 2007, com a presença dos dramaturgos Edílio Peña, da Venezuela; Santiago Serrano, da Argentina, que também ministrou uma oficina de dramaturgia; Marco Antonio de la Parra, do Chile e Teresina Bueno, do México, que juntos encenaram o espetáculo Ensayo Abierto, além dos brasileiros Samir Yazbek, Aimar Labaki, Marco Antonio Rodrigues, Hugo Villavicenzio, Sergio de Carvalho,Reginaldo Nascimento e Sebastião Milaré.
Em fevereiro, o Teatro Kaus estreou o Repertório do Kaus, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho, onde ficou em cartaz com as os espetáculos El Chingo de Edílio Peña, A Revolta de Santiago Serrano e Infiéis, de Marco Antonio de la Parra. Na estréia da peças estiveram presentes os dramaturgos Santiago Serrano e Edílio Peña, que ministrou uma oficina de dramaturgia no Instituto Cervantes.
Em maio, aconteceu o Ciclo de Leituras de Autores Latino-Americanos, com a participação dos grupos Cia Casa da Comédia, Conexão Latina, Folias D’Arte e Teatro Kaus, em leituras dos textos Apostando a Elisa, do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott; Topografia de Um Desnudo, do dramaturgo chileno Jorge Diaz; Interrogatório em Elsinore, do dramaturgo uruguaio Carlos Manuel Varela e Milagre no Mercado Velho, do dramaturgo argentino Osvaldo Dragún.
Em Julho de 2007 O Teatro Kaus Cia Experimental participou do XVIII Temporales Internacionales de Teatro 2007 em Puerto Montt, no Chile, com o espetáculo A REVOLTA, do dramaturgo Argentino Santiago Serrano. A montagem foi selecionada junto com outras 29 cias de todo o mundo, incluindo grupos do Chile, Argentina, Mexico, Perú, França, República Dominicana, entre outros. A apresentação aconteceu no dia 18 de Julho na cidade de Valdivia e foram realizadas mais duas sessões da peça no dia 21 de Julho, em Puerto Montt. A Cia viajou com todas as despesas pagas pela Municipalidade de Puertto Montt responsável pela Organização do Festival.
Em Outubro de 2007, iniciando a programação de encerramento das atividades do projeto, o Teatro Kaus apresentou as peças El Chingo, do dramaturgo venezuelano Edilio Peña e A Revolta, do dramaturgo argentino Santiago Serrano, ambas com direção de Reginaldo Nascimento. A curta temporada dos espetáculos, aconteceu de 26 de outubro a 4 de novembro, no Teatro União Cultural e estava inserida na programação de lançamento do Livro Cadernos do Kaus e conclusão das atividades proposta no Projeto Fronteiras o Teatro na América Latina.
Em Novembro de 2007, o Teatro Kaus Cia Experimental lançou o livro CADERNOS DO KAUS – O TEATRO NA AMÉRICA LATINA. O livro, editado pela Scortec Editora, é um registro documental sobre todas as ações do projeto Fronteiras – O Teatro na América Latina, realizado pelo Teatro Kaus Cia Experimental durante o ano de 2006 e 2007, em parceria com o Instituto Cervantes e beneficiado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. No dia do lançamento, aconteceu uma mesa de debates com a participação da investigadora teatral cubana Ileana Diéguez, o dramaturgo argentino Santiago Serrano, o diretor do Teatro Kaus Reginaldo Nascimento e do crítico e pesquisador teatral brasileiro Sebastião Milaré. Forão publicados mil e quinhentos exemplares do livro, distribuídos gratuitamente para escolas de teatro, bibliotecas, grupos, centros culturais e outras entidades.

NUMEROS DO PROJETO FRONTEIRAS

Trabalharam no Projeto: Cerca de 30 pessoas entre atores, técnicos e convidados.
Foram realizadas varias atividades entre elas: Ciclo de Debates o Teatro na América Latina - Ciclo de Leituras de Dramaturgia Latino Americana - Oficinas de Dramaturgia - Apresentação de Espetáculos do Teatro Kaus e Espetáculos convidados - Lançamento do Livro Cadernos do Kaus.
Público Estimado: Cerca de 15.000 (Quinze mil pessoas) acompanharam as atividades do Projeto Fronteiras ao longo dos 16 meses em que o mesmo foi realizado. Todas as atividades form gratuitas. Para os espetáculos os ingressos foram vendidos a R$5,00 (Cinco Reais).

Foram publicados 1500 exemplares do livro Cadernos do Kaus o Teatro na América Latina que foram distribuídos gratuitamente da seguinte forma:
*150 – exemplares – Distribuídos no dia do Lançamento
*200 – Exemplares - Entregues para o Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo e incorporados aos acervos das bibliotecas do município
*200 – exemplares – Entregues a Cooperativa Paulista de Teatro para distribuição entre os núcleos e socios da mesma.
*50 – exemplares – Entregues ao Instituto Cervantes de São Paulo, parceiro do Projeto para integrar o acervo das unidades do instituto na cidade e no Brasil.
* 30 – Exemplares encaminhados para bibliotecas em Buenos Aires (Argentina), Caracas e Mérida (Venezuela) e Puerto Montt e Santiago (Chile) .
*40 – exemplares – Entregues a Abaçai Cultura e Arte para distribuição no Projeto Ademar Guerra.
*100 – Exemplares distribuídos entre atores, professores e diretores de teatro da cidade de São Paulo.
*100 – Exemplares distribuídos entre as Escolas de Teatro da Cidade (Eca, Usp, Unicamp, Célia Helena, Macunaíma etc.)
*80 – Exemplares distribuídos para outras Bibliotecas como: Sesc, Sesi, Senac,CCSP, CCJ ETC.
*200 – Exemplares distribuídos para parceiros e colaboradores do teatro Kaus, participantes dos encontros, oficinas e debates do projeto,alem dopoublicoe interessadosque solicitarão exemplares.
*350 – Exemplares permaneceram com grupo e estão sendo distribuídos como material de divulgação do dos trabalhos do Teatro Kaus e para grupos e interessados na publicação.

ESPETÁCULOS DO PROJETO

A REVOLTA - Autor: Santiago Serrano -Tradução: Airton Dantas
EL CHINGO - Autor: Edílio Peña – Tradução: Sebastião Milaré
INFIÉIS - Autor: Marco Antonio de la Parra - Tradução Hugo Villavicenzio

Direção dos Espetáculos : Reginaldo Nascimento

O Livro é um registro documental sobre todas as ações do projeto Fronteiras – O Teatro na América Latina. No lançamento, estavam presentes para uma mesa de debates a investigadora teatral cubana Ileana Diéguez, o dramaturgo argentino Santiago Serrano e o pesquisador teatral brasileiro Sebastião Milaré.

No hay comentarios:

Publicar un comentario