jueves, 18 de octubre de 2012

“ELDORADO” em Araçatuba


Eduardo Okamoto apresenta o solo “Eldorado” no Festara – Festival de Teatro de Araçatuba. O espetáculo é dirigido por Marcelo Lazzaratto e tem dramaturgia de Santiago Serrano. A apresentação é parte da programação do Festara 2012 – Festival de Teatro de Araçatuba e acontece no Teatro Castro Alves, às 20h30
O Festara – Festival de Teatro de Araçatuba é uma realização da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do SENAC Araçatuba, SESC – SP e Secretaria de Estado da Cultura.

Em 2011, o festival teve 25 peças foram encenadas. Companhias e grupos teatrais paulistas, do interior e da capital, assim como dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e Santa Catarina estiveram presentes, celebrando as artes cênicas e provocando um exercício de reflexão sobre a cultura.

“Eldorado” foi criado a partir de estudos de Eduardo Okamoto sobre a tradição da rabeca – instrumento de arco e cordas, como o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. A partir destes estudos, o premiados dramaturgo argentino criou uma texto inédito. Ali, conta-se a fábula de um cego que, acompanhado por uma “Menina”, busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado.

Depois de um longo processo de estudo e criação dramatúrgica (aproximados três anos), o diretor Marcelo Lazarrato lapidou as criações de ator e dramaturgo, conferindo forma final ao espetáculo. Assim, procurou universalizar os estudos de Okamoto que, inicialmente, pautava-se em relações regionais (a rabeca e os rabequeiros). Neste lugar atemporal, propício ao maravilhamento, o personagem cego da fábula é todo homem e o Eldorado é a busca humana pelo seu bom lugar.

Serviço:

“Eldorado” em Araçatuba

22 de outubro, às 20h30

Teatro Castro Alves

Duque de Caxias, 29 – Centro

(18) 3608-1176

Ingressos gratuitos

No hay comentarios:

Publicar un comentario