domingo, 17 de mayo de 2009

A Revolta em Pernambuco


A Revolta, uma peça de Santiago Serrano encenada por Charlon Cabral, Guilherme de Paula, Lucas Rafael, Jadenilson Gomes e Tarcísio Queiroz. Encenação que exige do publico atenção a todo o momento, pois por se tratar de uma tragédia o telespectador e levado ao mais puro ato de comoção. A história retrata a vida de uma velha senhora amargurada e torturada pela velhice e a falta de seu filho, a peça não têm uma época certa de sua passagem e que por isso não espoja um figurino de época. Dá a se perceber que talvez se passe em meio à escravidão, por que se fala muito nas casas dos Senhores de Engenhos. A personagem Malva que é a protagonista da história entrelaça várias situações em que hora ela joga com o amor hora ela joga com ódio. A manipuladora, Malva, tenta a todo custo manipular todos ao seu redor, seu filho que é um fraco e muitas vezes ela o tachou de mulherzinha sempre esteve ao seu lado apenas esperando um afago ou um simples gesto de carinho, coisa que nunca o teve. Levado pela ganância e o medo um dos filhos de Malva entrega seu próprio irmão aos senhores de engenho. Uma peça forte e ao mesmo tempo comovente leva você a um dilema: A que ponto nós podemos confiar em uma pessoa de nosso próprio seio familiar? Isso nos leva a indagar de várias maneiras. A encenação tem esse ponto robusto de nós fazer perguntarmos. Um ponto que chama bastante atenção no texto teatral é o fato de que há senas de excitação, aonde no começo do espetáculo os atores da encenação vêm ao palco só de cueca e com o inicio da peça eles usam o traje de mulher, com exceção do filho de D. Malva todo o resto do elenco se veste de mulher. Em debate com alunos de escolas da região o elenco do espetáculo falou sobre o quão é trabalhoso este espetáculo e que tiveram que se entregar de corpo e alma perdendo o amor por seu corpo. Para quem não sabe o pessoal do teatro passou por uma preparação muito complexa e seria, tiveram seus corpos depilados e seções para fazer a sena de beijo entre o filho de Malva e sua Nora. Vale apena salientar que todo elenco é composto por homens e que por este motivo tenha causado até certo espanto entre os espectadores. Charlon comentou também que o ritual do vinho onde a peça começa com os personagens brindado, tomando e se lavando com vinho relembra um ato de purificação, pois o Cristo usou o vinho como forma de purificação e meio de seus discípulos lembrarem dele Peça muito boa de ver e um conteúdo muito bom que despertar a atenção de todos. Venho de publico Realçar o convite a todos de Limoeiro e Região para ver o espetáculo A Revolta.
Abaixo segue uma foto de Charlon Cabral do elenco e alunos das escolas convidadas

3 comentarios:

  1. Meu nobre Santiago Peço-lhe desculpas por meu erro e falta de atenção, eu fui ao espetáculo no sábado dia 16 de maio e escrevi a matéria no mesmo dia, isso já era meia noite e tantas. Refiz algumas coisas no texto e coloquei seu nome. Espero que possa me entender e desculpar. Fico muito feliz por sua visita e agradeço o comentário em meu humilde e sincero blog

    ResponderEliminar
  2. Agradeço de coração sua gentilesa e venho lhe avisar que disponibilizei todo espetáculo em audio para quem quiser ouvi-lo. A gravção não é 100% mais dá para se ter uma boa noção do que é o espetáculo. Parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
  3. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar