lunes, 4 de mayo de 2009

"A REVOLTA" EM PERNAMBUCO


A primeira Tragédia montada em Limoeiro-PE
A cena teatral limoeirense é ainda muito jovem. O movimento cênico teve início há 21 anos atrás com jovens da cidade. Os dias atuais são marcados por um fôlego ainda maior, o teatro feito agora é pulsante e enérgico.
Há seis meses atrás tem início a montagem de A Revolta, tornando-se um divisor de águas no fazer teatral da cidade.
O dia 1º de maio foi marcado pela estréia da montagem do Galpão das Artes, montagem essa que foi bem recebida pelo público amante do teatro em nossa cidade. Os espectadores foram impactados por uma montagem que trás em sua construção textual um força interior grandiosa, mexendo nos mas íntimos das emoções.
Os comentários são os mais positivos possíveis, dizem que o que mais surpreende é a proposta cênica do diretor Jadenilson Gomes, colocando em cena quatro homens para interpretar quatro personagens femininos, mostrando que bons atares podem sim, viver esses papeis. Comentasse na cidade que essa montagem é digna de palcos fora de nossa região, e muito vai engrandece o teatro feito aqui no nordeste brasileiro.
A grande verdade é que a região ganha mais um presente cênico mostrando que existe sim; teatro de qualidade no interior, A Montagem de A Revolta é a prova consolidada desse fato.
Charlon Cabral


Matéria de um Jornal da Região (jornalvn@icyber.com)

O espetáculo que veio para marcar época

Há oito meses atrás, o ator e encenador Charlon Cabral, despertado por um desejo de ousadia, descobre a possibilidade de lançar projetos junto ao FUNCULTURA. Tem assim, início, um novo fôlego no fazer teatral no agreste setentrional. O produtor, levado por um impulso de inquietação, consegue aprovar dois projetos de montagem. Um deles tem o texto do argentino Santiago Serrano - A Revolta e marca a volta do arte educador, ator e encenador Jadenilson Gomes e do próprio Charlon Cabral aos palcos.
O espetáculo trás em sua trama um jogo de poder e amor dentro do universo humano. “Desde a Inconveniência de Ter Coragem, sentíamos a necessidade de montar um espetáculo que tivesse a entrega total dos atores, da direção e dos técnicos. E nesse processo foi o que mais encontramos. Vivemos momentos maravilhosos dentro da criação dos personagens. Cada ator se desnudou do seu “eu” interior, buscando no íntimo a essência exata de cada interpretação.” Narra o diretor jadenilson Gomes.
A Consultoria de ações Culturais, ao longo dos dez anos, de sua existência, tem sacudido o teatro no interior do estado, buscando em seus produtos culturais inovações que fazem com que a produtora faça a diferença. Em um pequeno espaço de tempo o teatro feito por essa produtora tornou-se conhecido em todo Pernambuco, Brasil e exterior. Foi através de suas ações que no ano de 2005 a cena dessa produtora foi marcada pela ida à Portugal. “Pensando nessa possibilidade, esta surgindo nosso novo trabalho (A Revolta) que queremos trilhar o mesmo caminho feito pela Inconveniência. Estar num processo como esse, me fez perceber a importância de um profissionalismo nascido através da entrega completa de nós interpretes. O salto mortal dado por nós atores, dentro dessa mágica história contada por Santiago nos projeta a um universo que há muito queríamos descobrir. Por tudo isso podemos mostrar os nossos personagens.” Fala com grande propriedade o ator Tarcísio Queiroz.
É com esses pensamentos e atitude que a trupe do Galpão das Artes Charlon Cabral, Lucas Rafael, João Guilherme, Tarcísio Queiroz e Jadenilson Gomes dão vida aos personagens do espetáculo A Revolta. A partir de maio toda cidade e região viverá e se emocionará com essa juventude que não pára de dar passos cada vez mais largos.
Longa vida ao fazer teatral de nossa cidade!



No hay comentarios:

Publicar un comentario