sábado, 15 de septiembre de 2012

ELDORADO no 1º Festival de Teatro de Taubaté


1º Festival de Teatro de Taubaté: Festival começa sábado com espetáculo convidado
Público poderá conferir monólogo que recebeu indicação ao Prêmio Shell de Melhor Ator
O monólogo “Eldorado” com Eduardo Okamoto é a peça de abertura do 1º. Festival de Teatro de Taubaté, com entrada franca, neste sábado às 20h, no Teatro Metrópole.
No enredo, um cego, acompanhado por uma ‘menina’, busca encontrar o que ninguém nunca conseguiu - o Eldorado. A busca incessante de um homem nos tempos, viagens e espaços de uma humanidade. Uma eterna travessia.

O espetáculo nasceu da observação e da pesquisa de campo do próprio ator com construtores e tocadores de rabeca nas cidades de Iguape e Cananéia (litoral sul de São Paulo), instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil.
A partir desta convivência, procurou exercitar o olhar, encontrando no cotidiano os pequenos acontecimentos poéticos. Assim, codificou um repertório atoral que serviu de base à criação dramatúrgica. O premiado dramaturgo argentino Santiago Serrano partiu destes materiais para criar um texto inédito e o diretor Marcelo Lazzaratto, da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, orquestrou estas criações de ator e autor.
Todo este trabalho de pesquisas e vivências não originou somente o espetáculo, como também constituiu a tese de Doutoramento em Artes de Eduardo, realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), propondo justamente uma dramaturgia de ator fundada na pesquisa de circunstâncias locais, o que ele chamou de dramaturgia de ator na intracultura, ou seja, a criação de uma dramaturgia na vivência de especificidades.
Para Eduardo, “o espetáculo fala destes territórios de viagem, onde o viajante é atravessado enquanto atravessa as geografias, e onde todo homem é único e igual a todos os demais”. Por sua atuação em “Eldorado”, Eduardo Okamoto foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator 2009.
“ELDORADO”
Local: Teatro Metrópole - Entrada Franca
Endereço: Rua Duque de Caxias, 312, Centro Tel: 3624-5915.
Data: 15/09/2012 (sábado) Horário: 20h00
Por Aldy Coelho



No hay comentarios:

Publicar un comentario