viernes, 16 de julio de 2010

ELDORADO- Apresenta-se em JAÚ - SAO PAULO


A 19º edição do Julho Cultural traz hoje a Jaú, o espetáculo Eldorado encenado pelo ator Eduardo Okamoto. Por sua atuação nesta peça, o ator foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator 2009, além de já ter recebido diversas premiações. A aprsentação será hoje, às 20h30, no teatro Elza Munerato, com entrada gratuita.
No espetáculo, um cego acompanhado por uma “menina”, busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado. Toda história se resume nisto: era uma vez um homem que procura. Nos tempos e lugares da viagem, haja espaço para humanidades – travessia.
Eldorado nasce da observação da realidade, da interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. Desta maneira, procurou-se exercitar o olhar, encontrando no cotidiano os pequenos acontecimentos poéticos. Entre as margens da estória e da história, Eldorado procura recriar realidades. Assim, possamos recriar a nós mesmos.
Em pesquisas de campo nas cidades de Iguape e Cananeia (litoral sul de São Paulo), o ator Eduardo Okamoto visitou rabequeiros, recolhendo causos, músicas, ações, gestos, vozes. Assim, codificou um repertório autoral que serviu de base à criação dramatúrgica. O premiado dramaturgo argentino Santiago Serrano partiu destes materiais primeiros para criar um texto inédito. No fim da jornada, o diretor Marcelo Lazzaratto (da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico) orquestrou estas criações de ator e autor.
Eldorado fala destes territórios de viagem. Ali, onde o viajante é atravessado enquanto atravessa geografias. Ali, onde todo homem é único e igual a todos os demais.

http://www.comerciodojahu.com.br/novo/26423/EDUARDO+OKAMOTO+TRAZ+%E2%80%9CELDORADO%E2%80%9D+AO+TEATRO.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario