domingo, 15 de noviembre de 2009

ELDORADO em Fentepira 2009



Definidos os selecionados para o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba

Evento acontece de 21 a 29 de novembro com apresentações, oficinas e debates.


Piracicaba (SP) 08/08/09 – A Secretaria Municipal da Ação Cultural e a Associação Piracicabana de Teatro (APITE!) divulgaram no início da noite da terça-feira, 8, os selecionados para o 4º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira). Foram mais de 150 obras analisadas e dez espetáculos escolhidos. Sendo sete adultos e três infantis. A Comissão de Seleção que, analisou durante toda a semana, a documentação de cada grupo, que reunia currículo, DVD´s com gravações dos espetáculos, fotos e clipping de divulgação.
Foram remetidos à comissão organizadora do Fentepira trabalhos de oito estados brasileiros e, na seleção, foram definidas representações dos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Paraná e Minas Gerais. Com foco diferenciado das edições anteriores, o julgamento privilegiou o trabalho como um todo, não destacando individualmente atores ou companhias. “A decisão foi difícil para os selecionadores, que se surpreenderam com a excelência artística do material apresentando, provando que a cada ano o Fentepira amplia respeito e credibilidade junto à classe artística nacional”, disse Felipe de Menezes, Diretor de Teatro e Membro da Comissão Organizadora.
Os espetáculos selecionados na categoria adulto, para o festival que acontece de 21 a 29 de novembro em diversos espaços culturais da cidade foram: A Ver Estrelas, da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, com o Grupo Travessia; Beira Rio de Piracicaba, da Companhia Estável de Teatro Amador (CETA), Eldorado,monólogo com o ator Eduardo Okamoto, da capital paulista, Manter em Local Seco e Arejado da companhia paulistana PH2: Estado de Teatro, Marias, da Companhia Coletivo Estalo, de Piracicaba,Nekrópolis, do grupo Formação 10 de São Paulo e Réquiem, da Companhia Lazzo de São Paulo.
Na categoria criança e adolescente foram três os espetáculos selecionados: Astros, Patas e Bananas, da Companhia Katharsis, de Sorocaba, Cindi Hip Hop do Núcleo Bartholomeu de Depoimentos, de São Paulo eHistórias Brincantes de Muitas Mainhas, com a Cia do Abração, de Curitiba (PR).
A Secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese avaliou que a grande participação de grupos de várias partes do país é um estímulo para o teatro Piracicabano. “O Fentepira foi uma solicitação da classe artística que em 2005 foi acolhida pelo poder público com muito carinho, sendo esta a segunda edição realizada através da lei municipal. O festival tem objetivos claros: estimular internamente às artes cênicas e levar o nome de Piracicaba a várias partes do país, ampliando a participação, repercussão e penetração do festival na cultura brasileira”, disse. Para a secretária, o Festival também é uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos locais, pela integração entre os grupos selecionados e também com os que ficam de fora da seleção, que mesmo assim, mantém o interesse pela exibição e pelo resultado final a fim de aprimorarem seus espetáculos. “Assim contribuímos com o fomento da arte teatral nos níveis municipal, estadual e nacional”, avaliou.


ELDORADO, monólogo com o ator Eduardo Okamoto, de São Paulo (SP)


Acompanhado por uma “menina”, um cego busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado. Toda estória se resume nisto: era uma vez um homem que procura. Nos tempos e lugares da viagem, haja espaço para humanidades – travessia. O espetáculo nasce da observação da realidade, da interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. Desta maneira, procurou-se exercitar o olhar, encontrando no cotidiano os pequenos acontecimentos poéticos. Entre as margens da estória e da história, Eldorado procura recriar realidades. Assim, possamos recriar a nós mesmos. Eldorado fala destes territórios de viagem. Ali, onde o viajante é atravessado enquanto atravessa geografias. Ali, onde todo homem é único e igual a todos os demais

FICHA TÉCNICA
Concepção, pesquisa e atuação: Eduardo Okamoto
Dramaturgia: Santiago Serrano
Direção e Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Figurino: Verônica Fabrini
Preparação em rabeca e Trilha Sonora Original: Luiz Henrique Fiaminghi
Orientação: Renato Ferracini e Suzi Frankl Sperber
Produção: Daniele Sampaio

ELENCO
Eduardo Okamoto

1 comentario:

  1. Santiago, meu mestre-irmão, foi muito axé no terreiro. O Cabaré das Donzelas Inocentes estreou com a energia do texto e da pesquisa, levantada por uma direção inteligente de Murilo Grossi e William Ferreira. As meninas estão incríveis e a casa tá lotada com fila de espera. Axé

    ResponderEliminar