viernes, 20 de febrero de 2009

ELDORADO



Temporada de la obra ELDORADO en teatro Imprensa (São Paulo- Brasil) a partir del 4 de marzo de 2009.
Eldorado
Sinopse
Acompanhado por uma “Menina”, um cego busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado. Toda estória se resume nisto: era uma vez um homem que procura. Nos tempos e lugares da viagem, haja espaço para humanidades - travessia.
“Eldorado” encena a história que usualmente se desconta: descartada à primeira vista. O espetáculo nasce da observação da realidade, da interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. Desta maneira, procurou-se exercitar o olhar, encontrando no cotidiano os pequenos acontecimentos poéticos. Entre as margens da estória e da história, “Eldorado” procura recriar realidades. Assim, possamos recriar a nós mesmos.
Em pesquisas de campo nas cidades de Iguape e Cananéia (litoral sul de São Paulo), o ator Eduardo Okamoto visitou rabequeiros, recolhendo causos, músicas, ações, gestos, vozes. Assim, codificou um repertório atoral que serviu de base à criação dramatúrgica. O premiado dramaturgo argentino Santiago Serrano partiu destes materiais primeiros para criar um texto inédito. No fim da jornada, o diretor Marcelo Lazzaratto (da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico) orquestrou estas criações de ator e autor.
“Eldorado” fala destes territórios de viagem. Ali, onde o viajante é atravessado enquanto atravessa geografias. Ali, onde todo homem é único e igual a todos os demais.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO, PESQUISA E ATUAÇÃO: Eduardo Okamoto
DRAMATURGIA: Santiago Serrano
DIREÇÃO E ILUMINAÇÃO: Marcelo Lazzaratto
PREPARAÇÃO EM RABECA E TRILHA SONORA ORIGINAL: Luiz Henrique Fiaminghi
FIGURINO: Verônica Fabrini
ORIENTAÇÃO: Suzi Frankl Sperber e Renato Ferracini
PRODUÇÃO: Daniele Sampaio
DURAÇÃO: 60 min